TROMBOSE VENOSA PROFUNDA | Blog Duo Vascular

O QUE É?

A trombose é a formação de coágulos de sangue em veias de qualquer segmento do corpo, impedindo o fluxo normal do sangue de volta para o coração.

 

QUAL O MOTIVO DA FORMAÇÃO DESTES COÁGULOS?

A formação de coágulos é um processo limitado e normal do nosso corpo. Imagine que quando apresentamos um ferimento (corte, fratura, cirurgia, entre outros) o nosso corpo se encarrega de coagular a lesão, estancando o sangramento e impedindo que haja grandes perdas de sangue. Sendo assim, a formação de coágulos grandes o suficiente para impedir o fluxo do sangue em uma veia é uma resposta exagerada do nosso corpo a algum fator.

Entre os fatores que podem favorecer a formação destes coágulos temos:

– uso de medicações (anticoncepcionais ou hormônios)

– tabagismo

– obesidade

– varizes

– doenças cardíacas (infarto agudo e insuficiência cardíaca)

– tumores malignos

– história de trombose venosa prévia

– traumas

– cirurgias de médio e grande porte (em especial as cirurgias ortopédicas e estéticas – cirurgias plásticas)

– gestação (final da gravidez e o período logo após o parto – puerpério)

– imobilizações prolongadas

– alterações genéticas da coagulação

 

QUAIS OS LOCAIS QUE PODEM APRESENTAR TROMBOSE?

Qualquer local onde temos uma veia, ou seja, em qualquer parte do corpo. Sendo que o local mais comum são as pernas: 90% casos ocorrem nas pernas.

 

O QUE UMA PESSOA COM TROMBOSE SENTE?

O sintoma mais comum é o inchaço do segmento acometido, no caso mais frequente, inchaço de uma das pernas. Pode ocorrer nas duas pernas, porém é bem mais raro. Paciente também pode relatar dor na perna, aparecimento repentino de varizes, mudança da coloração da pele e aumento da temperatura da perna.

 

CASO EU APRESENTE ESTES SINTOMAS O QUE DEVO FAZER?

Sempre que houver inchaço súbito em uma perna (ou braço), associado ou não a dor e mudança de coloração da pele, deve-se procurar um médico com urgência, principalmente se um dos fatores acima estiverem presentes.

 

COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?

Inicialmente o médico fará uma série de perguntas a respeito do quadro (quando começou, a localização, se você tem dor ou inchaço, entre outros), sobre algum fator/doença que aumentaria o risco de ter trombose e, por fim, faria um exame físico.

Caso o diagnóstico seja de trombose, irá pedir exames de sangue e ultrassom doppler venoso do segmento com queixa. O ultrassom doppler é um exame indolor, não requer o uso de contraste ou agulhas, fácil acesso/disponibilidade de aparelhos e apresenta alta taxa de sucesso no diagnóstico da trombose.

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

 

CONFIRMADO O DIAGNÓSTICO, O PACIENTE CORRE ALGUM RISCO?

A trombose na sua fase aguda, normalmente, não causa risco ao local acometido (perna, braço, entre outros), porém a maior preocupação é que o coágulo aumente ou se desprenda e siga até os pulmões. Este quadro é conhecido por EMBOLIA PULMONAR. Este sim é um quadro bem mais grave, necessitando cuidados intensivos (UTI) e podendo levar até a morte, mesmo com o tratamento adequado. Este é o motivo de tanta preocupação e atenção dos médicos frente a um caso de trombose venosa profunda.

Na sua fase crônica, 2-4 anos após os sintomas, o paciente pode apresentar manchas escuras na extremidade das pernas, varizes grossas, inchaço e até mesmo úlceras (feridas). Este quadro é devido a alterações definitivas e irreversíveis nas veias que apresentaram a trombose, principalmente veias mais calibrosas do joelho para cima.

 

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O tratamento mais comum é o uso de anticoagulantes, remédios que vão impedir a formação de novos coágulos e diminuir a chance de algum pedaço se desprender e ir para os pulmões. Estas medicações existem nas formas de injeções ou comprimidos. Antigamente o paciente ficava internado vários dias fazendo uso de injeções. Hoje em dia, o tratamento está sendo realizado cada vez mais em casa com o uso de comprimidos, com o mesmo efeito.

Existem outros tratamentos, como o uso de trombolíticos (injeções que dissolvem o trombo), entretanto estas medicações apresentam mais riscos e complicações, sendo sua indicação reservada a casos individualizados.

 

QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?

Depende muito da parte do corpo que foi acometida, variando entre 3-9 meses. Podendo se estender nos casos de recorrência da trombose.

 

QUANDO EU POSSO VOLTAR A TRABALHAR?

Depende dos sintomas e da limitação do próprio trabalho. Em geral, após sete dias o paciente consegue voltar ao trabalho, seguindo as orientações e cuidados do médico.

 

QUAL O MÉDICO ESPECIALISTA QUE TRATA ESTA DOENÇA?

O cirurgião vascular ou angiologista são os mais preparados e acostumados com esta patologia. Muitas vezes outros especialistas são necessários para acompanhar o caso em conjunto, a fim de tratar as doenças que podem ter sido a causa da trombose (doenças cardíacas, neurológicas, obesidade, alterações da coagulação, câncer, entre outras).

 

Quer saber mais sobre? Acompanhe nossas matérias.
www.duovascular.com.br

É possível viver bem com varizes?

Diversos programas de televisão têm convidado especialistas para falar de um assunto que interessa a todos: as varizes.

Segundo estudos internacionais, 80% da população pode apresentar graus leves do aparecimento de varizes. Em níveis intermediários, 20 a 64% e mais severos, de 1 a 5%. Pesquisas brasileiras apontam para dados bem semelhantes, porém os casos mais graves podem chegar a 15 a 20%.

A maior parte dos casos vem de carga hereditária, porém também há a possibilidade de seu desenvolvimento devido a altas cargas hormonais, como em período de gravidez, doenças ou mesmo, má formação venosa.

É preciso ficar atento aos primeiros sinais para que o tratamento se inicie o mais breve possível.

No entanto, dado o diagnóstico, é possível viver bem com as varizes?

Tenho varizes, como viver bem com elas?

Inicialmente, se você foi diagnosticado com varizes, precisa ter um acompanhamento médico, ao menos, uma vez por ano. Isso fará com que qualquer avanço do quadro possa ser controlado de imediato.

Como afirmam os especialistas da Duo Vascular, é possível viver bem, desde que o acompanhamento seja feito de forma rigorosa e tratamento, quando indicado, seja realizado corretamente.

Há também algumas dicas que podem te auxiliar no dia a dia, como:

1 – Práticas adequadas

Quando se fala em varizes, precisamos ter em mente que um conjunto de fatores colabora para a qualidade de vida. Então, manter o peso adequado, não permanecer em uma mesma posição por longos períodos e manter uma hidratação de qualidade é importante.

2 – Uso de meia elástica

A utilização da meia elástica trará alívio aos sintomas, como pernas pesadas ou mesmo, o inchaço. Sua utilização constante também previne o avanço da doença.

É importante que um especialista lhe oriente quanto ao tipo de meia de compressão ideal para o seu caso. Há diferentes modelos com compressões distintas, só ele saberá lhe direcionar ao que atende a sua necessidade.

3 – Prática de exercícios aeróbicos

Todo exercício aeróbico irá ajudar no sistema vascular, minimizando os problemas causados pelas varizes e deixando a circulação em dia. Exercícios melhoram a musculatura e a “bomba” da panturrilha (batata da perna), favorecendo o retorno do sangue das pernas para o coração, diminuindo inchaço e a pressão sobre as veias das pernas.

Além disso, exercícios te darão maior qualidade de vida, ajudando a manter o peso adequado, controlar pressão arterial, diminuem chances de diabetes e elimina o sedentarismo.

Há quem diga que a musculação não é indicada, no entanto isso é um mito. Por exemplo, para fortalecer a “bomba” da panturrilha, a musculação também está indicada. Apenas para quadros com insuficiência venosa muito avançada é que a musculação não esta indicada.

Essas são algumas dicas gerais que você pode aplicar em sua vida para viver bem com varizes.

No entanto, se você deseja um diagnóstico mais pessoal, é importante que faça um tratamento e acompanhamento focados no grau do seu problema.

Nós, da Duo Vascular, contamos com uma equipe moderna e altamente preparada para lhe orientar e direcionar aos tratamentos mais avançados e tecnológicos do mercado.

Marque uma consulta com especialista para tirar suas dúvidas.