Como evitar problemas de circulação em longas viagens

Com as férias e recessos de fim de ano, são comuns as pessoas se programarem para longas viagens de avião, de carro ou ônibus. Porém, além de verificar se todos os documentos estão em mãos, ou se toda a mala da viagem está completa, também é necessário prestar atenção na sua saúde vascular!

Como em longas viagens, o viajante ficará muito tempo sentado, é preciso estar atento para riscos, principalmente de trombose.

Os cuidados já começam antes do embarque: use sapatos confortáveis e se possível, meias de compressão, que ajudam a fazerem pressão nas pernas e auxiliam o sangue a voltar dos pés para o coração.

Algumas dicas também são essenciais para estimular a circulação sanguínea durante o trajeto e evitar que seu passeio vire um transtorno. Faça os seguintes exercícios:

  1. Contraia e relaxe os dedos dos pés, como se estivesse tentando alcançar algo;
  2. Levante os pés do chão, uma perna por vez;
  3. Fique na ponta dos pés por alguns segundos, depois repita o movimento.
  4. Faça movimentos circulares com os tornozelos;

Cuidar da hidratação e da alimentação também é importante. Beba bastante água e evitar bebidas alcoólicas. 

Durante o voo, o ideal é caminhar pelo corredor do avião a cada 2 ou 3 horas. Já quem está no carro ou ônibus, não deixe de aproveitar cada parada para dar uma caminhada e se alongar.

Para que serve o doppler vascular?

O doppler vascular, ou também conhecido como ultrassom com doppler, é um exame que avalia os vários segmentos arteriais e venosos por todo o corpo. Através dele, é estudado todo o sistema venoso profundo e superficial. O doppler permite investigar a presença de trombose, insuficiência de veias mais profundas e o mapeamento das veias superficiais doentes, permitindo a programação adequada do tratamento.

O nome “doppler” foi escolhido em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, físico que descobriu que era possível captar os movimentos dos órgãos internos. O doppler vascular funciona da seguinte forma: o ultrassom indica qual o sentido e a velocidade do fluxo de sangue nas artérias, veias e coração e, dependendo de seu sentido, o fluxo é marcado de vermelho ou azul. O aparelho atua com ondas sonoras, que atingem o tecido e retornam como um eco, que é convertido em imagens.

Alguns dos principais objetivos do ultrassom com doppler vascular são:

  • Estudar o funcionamento do fluxo sanguíneo de artérias e veias;
  • Detectar tromboses venosas ou arteriais;
  • Diagnosticar e avaliar varizes;
  • Medir o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, através da placenta, durante a gravidez;
  • Identificar aneurismas ou dilatações nos vasos sanguíneos;
  • Identificar estreitamentos ou oclusões nas veias e artérias.

Um dos exames mais pedidos pelos cirurgiões e médicos vasculares é o ultrassom das veias das pernas, já que a incidência maior de varizes são nos membros inferiores.

O doppler vascular também é usado durante a cirurgia de varizes, no tratamento com laser endovascular.