Tromboflebite

Você conhece alguém que já fez alguma medicação na veia e ficou com vermelhidão, dor e calor no braço?

Sabe o que é isto?

Vamos falar um pouco de tromboflebite:

⁃ O que é T R O M B O F L E B I T E?

⁃ É a inflamação de alguma veia superficial, logo abaixo da pele, levando ao seu entupimento

⁃ Em quais locais do corpo pode aparecer?

⁃ O local mais comum é na perna, principalmente em alguma veia grossa, saltada e visível (varizes). Mas também pode ocorrer nas veias dos braços (após uso de alguma medicação ou relacionado com outras doenças)

⁃ Como eu sei que eu tenho?

⁃ É visível na pele uma vermelhidão em forma de cordão e dá pra sentir este “caminho” duro e doloroso quando aperta, como na foto acima.

⁃ Quais as causas disto?

⁃ Esta inflamação, normalmente, acontecem em varizes das pernas, mas pode se agravar e acometer até veias normais, como a veia safena e veias mais profundas. Nas veias dos braços é mais comum após o uso de alguma medicação (antibióticos, longos períodos de internação e vários acessos, antes de endoscopias – sedativos – e tomografias – contrastes, etc), mas quando não tem causa conhecida outras doenças precisam ser investigadas

⁃ Precisa de algum exame para confirmar?

⁃ Não, o diagnóstico é feito ao examinar o paciente. Porém é fundamental realizar um DOPPLER VENOSO das pernas para identificar o trajeto inteiro que foi afetado e avaliar se não existem complicações (como por exemplo trombose venosa profunda).

⁃ O que é o DOPPLER VENOSO?

⁃ Exame de ultrassom que avalia especificamente a circulação das pernas.

⁃ Esta doença é grave?

⁃ Depende: do local da tromboflebite, se houve complicações, se tem outras doenças relacionadas e, principalmente, a causa. Uma tromboflebite geralmente não é grave, mas pode ter complicações graves (trombose venosa profunda, embolia pulmonar, ulcerações da pele, etc). Este é o motivo de precisar procurar um médico para avaliação e diagnóstico correto

⁃ Tá, mas e o tratamento? Precisa de cirurgia? Internação?

⁃ Na grande maioria dos casos o tratamento é somente com remédios para tomar em casa mesmo. Seriam remédios para dor, diminuir a inflamação, compressas mornas no local e “pomadas”para ajudar a reduzir a vermelhidão e a parte endurecida. As cirurgias ficam mais para depois que o processo foi resolvido, aí pode-se pensar em retirar as varizes que causaram o problema. Nos braços é muito difícil precisar de cirurgias.

Como o laser transdérmico é utilizado no tratamento de varizes?

O tratamento a laser das varizes surge como uma alternativa para evitar a necessidade de cirurgia. A base do seu funcionamento segue o conceito de comprimento de ondas de luz, que quando aplicadas sobre a pele produzem efeitos biológicos. O laser transdérmico utiliza uma luz especial que, quando direcionada para a pele, pode fazer com que o sangue se aqueça e haja a contração da veia, levando o vaso a se fechar.

Como funciona o tratamento de laser transdérmico

Mesmo que as cirurgias de varizes sejam pouco invasivas, elas podem ser evitadas em alguns casos e tratadas através do laser transdérmico. Este não deixa de ser um tipo de escleroterapia, entretanto especificamente térmico. Não há o aquecimento da região do tecido, mas sim uma ação direta nos vasos danificados. Por isso, trata-se de uma luz de laser específica, que o sangue absorve seletivamente.

O tratamento com o laser transdérmico tem um excelente efeito em varizes de pequeno calibre, as chamadas veias reticulares, que são muitas vezes veias nutrícias, ou seja, que alimentam os vasinhos mais fininhos (telangiectasias). Quando combinado com a escleroterapia química, a chamada técnica CLaCS, conseguimos tratar as veias nutrícias e os vasinhos em um mesmo momento.

O laser também é muito eficaz para veias e vasinhos fininhos da face, sendo nesse caso realizado isoladamente, sem a escleroterapia química.

Reação do corpo ao tratamento e cuidados necessários

Cada parte do corpo reage de uma forma diferente à absorção de luz, com intensidades diferentes. O calor produzido pelo laser e a absorção desta luz pelos vasos sanguíneos geram calor, que é importante para o tratamento. Ele destrói as estruturas danificadas das varizes através de uma ação chamada fototermólise. A partir deste efeito causado na estrutura, o sangue volta a ter seu fluxo normalizado, tudo de forma terapêutica.

Para realizar o tratamento com o laser transdérmico é preciso contar com profissionais especialistas e com formação em sistema vascular. Devendo haver muita atenção para que não ocorra lesões por queimaduras ou manchas. A segurança do tratamento é imprescindível para o seu sucesso.

Cuidados necessários durante o tratamento

Pode haver um pequeno desconforto durante o tratamento, com leves dores ou sensibilidade. Contudo, utilizamos um resfriador de pele que ameniza a dor e o cirurgião pode corrigir o nível do laser.

Aqueles que estão em tratamento devem evitar a exposição ao sol durante todo o período, antes e também depois. Isso é necessário porque a pele fica fotossensível e o sol pode fazer com que manchas apareçam no local. Por isso é importante proteger a região e utilizar protetor solar.

Saiba mais sobre este e outros procedimentos vasculares através do nosso blog. Conheça o nosso site e se informe sobre os tratamentos disponíveis. Entre em contato conosco, estamos à sua disposição.