Diversos programas de televisão têm convidado especialistas para falar de um assunto que interessa a todos: as varizes.
Segundo estudos internacionais, 80% da população pode apresentar graus leves do aparecimento de varizes. Em níveis intermediários, 20 a 64% e mais severos, de 1 a 5%. Pesquisas brasileiras apontam para dados bem semelhantes, porém os casos mais graves podem chegar a 15 a 20%.
A maior parte dos casos vem de carga hereditária, porém também há a possibilidade de seu desenvolvimento devido a altas cargas hormonais, como em período de gravidez, doenças ou mesmo, má formação venosa.
É preciso ficar atento aos primeiros sinais para que o tratamento se inicie o mais breve possível.
No entanto, dado o diagnóstico, é possível viver bem com as varizes?
Tenho varizes, como viver bem com elas?
Inicialmente, se você foi diagnosticado com varizes, precisa ter um acompanhamento médico, ao menos, uma vez por ano. Isso fará com que qualquer avanço do quadro possa ser controlado de imediato.
Como afirmam os especialistas da Duo Vascular, é possível viver bem, desde que o acompanhamento seja feito de forma rigorosa e tratamento, quando indicado, seja realizado corretamente.
Há também algumas dicas que podem te auxiliar no dia a dia, como:
1 – Práticas adequadas
Quando se fala em varizes, precisamos ter em mente que um conjunto de fatores colabora para a qualidade de vida. Então, manter o peso adequado, não permanecer em uma mesma posição por longos períodos e manter uma hidratação de qualidade é importante.
2 – Uso de meia elástica
A utilização da meia elástica trará alívio aos sintomas, como pernas pesadas ou mesmo, o inchaço. Sua utilização constante também previne o avanço da doença.
É importante que um especialista lhe oriente quanto ao tipo de meia de compressão ideal para o seu caso. Há diferentes modelos com compressões distintas, só ele saberá lhe direcionar ao que atende a sua necessidade.
3 – Prática de exercícios aeróbicos
Todo exercício aeróbico irá ajudar no sistema vascular, minimizando os problemas causados pelas varizes e deixando a circulação em dia. Exercícios melhoram a musculatura e a “bomba” da panturrilha (batata da perna), favorecendo o retorno do sangue das pernas para o coração, diminuindo inchaço e a pressão sobre as veias das pernas.
Além disso, exercícios te darão maior qualidade de vida, ajudando a manter o peso adequado, controlar pressão arterial, diminuem chances de diabetes e elimina o sedentarismo.
Há quem diga que a musculação não é indicada, no entanto isso é um mito. Por exemplo, para fortalecer a “bomba” da panturrilha, a musculação também está indicada. Apenas para quadros com insuficiência venosa muito avançada é que a musculação não esta indicada.
Essas são algumas dicas gerais que você pode aplicar em sua vida para viver bem com varizes.
No entanto, se você deseja um diagnóstico mais pessoal, é importante que faça um tratamento e acompanhamento focados no grau do seu problema.
Nós, da Duo Vascular, contamos com uma equipe moderna e altamente preparada para lhe orientar e direcionar aos tratamentos mais avançados e tecnológicos do mercado.
Marque uma consulta com especialista para tirar suas dúvidas.