Como podemos saber como está a nossa circulação sanguínea? Você sente cansaço nas pernas? Você sente que elas ficam inchadas ao longo do dia? Se a resposta for sim, talvez seja a hora de dar uma examinada na circulação sanguínea dos membros inferiores. Saiba a seguir o que é o Doppler venoso e quando ele é indicado para os membros inferiores.
O que é o Doppler venoso?
O Doppler venoso é uma espécie de exame de ultrassom, não invasivo, em que resulta uma imagem para investigar o funcionamento e a saúde dos vasos sanguíneos, assim como observar o fluxo de sangue em determinadas regiões do corpo.
Quando o Doppler venoso é indicado?
Normalmente esse exame é indicado nos casos de suspeita de varizes, trombose , investigação de edemas e durante algum procedimento, por exemplo punções venosas para implante de cateteres ou cirurgia varizes com laser.
Como é feito o Doppler venoso?
Ele é um exame não agressivo e invasivo, isto é, um exame mais simples e indolor.
O paciente só precisa ficar deitado na maca, enquanto o médico responsável, normalmente um angiologista ou cirurgião vascular, realiza o exame.
Cardiologistas e radiologistas também são médicos indicados a fazer o exame.
E quando é indicado o Doppler dos membros inferiores?
O exame de ultrassom Doppler nos membros inferiores costuma ser indicado nas seguintes situações:
– Identificar varizes
– Suspeita de trombose
– Estreitamento dos vasos sanguíneos
– Avaliação da circulação sanguínea
– Presença de sintomas de insuficiência venosa ou arterial – chamados popularmente de má circulação
Então, devo fazer o Doppler antes de cirurgia das varizes?
O Doppler venoso dos membros inferiores tem sido o exame mais indicado preparatório para cirurgia das varizes. Isso porque ele é um exame muito completo, que apresenta com precisão a situação da circulação venosa de todas as regiões dos membros inferiores.
Tem sido, também, considerado o exame que tem dado mais informações aos médicos nesses casos, ajudando o cirurgião a decidir quais veias devem ser tratadas.
E como ele é útil nos casos de trombose e outros problemas de circulação?
Nestes casos, o Doppler tem a função de identificar o local da trombose, sua extensão e se já existe algum tipo de melhora após o tratamento adequado.
Portanto, ele pode fazer o diagnóstico de trombose aguda, como também acompanhar uma trombose já diagnosticada e tratada, para saber se houve melhora, recanalizações, ou mesmo complicações, como insuficiência das válvulas no segmento acometido.
Para fazer o doppler venoso dos membros inferiores é preciso algum tipo de preparação?
Dispensa qualquer preparação específica pelo paciente antes de ser realizado. Não é necessário consumir nenhum tipo de medicamento, nem fazer jejum na noite anterior.
Você gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?
Entre em contato pelo nosso site ou por nossas redes sociais:
facebook.com/duovascular/
instagram.com/duovascular/