19-08-2019

Cãimbra pode ser consequência de má circulação, saiba como tratar

Quem já sofreu com cãibras, sabe como esse incômodo dói. Geralmente, a dor surge após um exercício físico intenso, após certas refeições e durante a noite. Cãibras são contrações involuntárias dos músculos, que atingem principalmente as panturrilhas, mas também podem causar dor nos pés, mãos, abdômen e coxas.

Uma das causas de cãibras frequentes é a má circulação do sangue, consequência de uma doença varicosa. Muitos pacientes de doenças venosas crônicas, como varizes, se queixam do incômodo. Porém, a Dra Sofia Oliveira Nasser alerta: “Mas antes de associar as cãibras a uma doença vascular, você deve procurar um médico para investigar a causa dessa cãibra.”

Outra explicação para o aparecimento de cãibras é a deficiência de certos minerais. Uma dieta pobre em vitaminas, além da falta de hidratação, é uma combinação perigosa para o aparecimento da dor. Uma fraqueza muscular também pode ser a causa do problema.

Para pessoas que praticam exercícios físicos, uma boa dica é sempre preparar o corpo antes das atividades, sobretudo as que exigem maior dedicação e intensidade. Além de beber bastante água, é recomendado alongamentos e respeitar seus próprios limites, evitando sempre os excessos.

Uma dieta equilibrada também ajuda a evitar o problema. Além da sempre indicada banana, outros alimentos ricos em minerais, potássio, magnésio e cálcio podem ajudar a evitar as cãibras. Aveia, brócolis, castanha do pará e granola são alguns dos exemplos.

Apesar dos cuidados, algumas vezes as cãibras são inevitáveis. Após relaxar a musculatura, é recomendado gelo e técnicas de massagem para amenizar a dor e melhorar a recuperação.