O primeiro sinal de alguma alteração na aparência das pernas pode preocupar em um primeiro momento. Será o momento de tratar? Muitas pessoas tem essa dúvida e acabam muitas vezes negligenciando um possível problema vascular.
Vale lembrar que assim que o paciente apresentar um vasinho ou veia, existe já uma opção de tratamento, com objetivos puramente estéticos nesse caso. Se o paciente caso desejar, é possível se submeter a tratamentos como a escleroterapia, conhecida também como secagem de vasinhos. Esse procedimento visa melhorar a aparência da pele e eliminar a dilatação e a presença de vasinhos.
Porém, como saber quando a preocupação estética deve dar lugar a um cuidado maior com a saúde? A Dra Sofia responde essa questão:
“Se o paciente apresentar sintomas como cansaço nas pernas, dores, inchaço, e alterações de veias mais profundas como as safenas, aí o tratamento se torna necessário.”
Na consulta com o médico vascular, ele indicará qual o tratamento mais adequado para o paciente. Esses tratamentos podem ser menos invasivos, como a espuma e o laser transdérmico, ou também pode existir a necessidade de uma cirurgia.