Os vasinhos são um grande incômodo para os pacientes, uma vez que o emaranhado de pequenas veias vermelhas e roxas chamam a atenção esteticamente. O melhor tratamento a ser adotado para eliminá-los é a secagem.
Existem muitas informações desencontradas sobre quanto tempo é necessário para que os vasinhos sumam. Por isso, esclarecemos alguns pontos a seguir. Acompanhe!
Converse sempre com seu médico
Os vasinhos não somem imediatamente, pois cada organismo tem um tempo para absorver. Dois mitos precisam ser esclarecidos: que eles somem no momento da aplicação e que os procedimentos não são eficazes. Para sustentar as informações tendenciosas, é comum encontrar vídeos que mostram o vasinho limpo no momento em que o líquido é injetado na veia. De fato, naquele momento o líquido age de forma a empurrar o sangue dos vasinhos, então não há a presença do sangue. Entretanto, quando é retirada a agulha ele volta a preencher.
A cura não acontece no momento imediato da aplicação, mas nos dias subsequentes. A substância injetada, seja ela líquida ou a espuma, é agressiva ao vasinho no sentido de criar um processo inflamatório. Entretanto, não é preciso se preocupar já que este é o processo normal para a cura. Essa inflamação fechará o vasinho e fará com que ele diminua ou suma. Por isso, converse com o seu médico e esclareça todas as dúvidas previamente.
Respeite o tempo de secagem dos vasinhos
O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porque cada organismo tem um tempo de resposta à sustância que foi injetada. O mais comum é que os resultados sejam aparentes em até uma semana após o procedimento, isso quando o paciente toma todos os cuidados recomendados pelo médico. Aquelas pessoas que têm grande quantidade de vasinhos precisam ser mais pacientes, já que o tempo para os resultados aumenta para de duas a quatro semanas.
É possível que os vasinhos voltem?
Quando o procedimento é feito por médicos especializados e quando o paciente se submete ao tratamento corretamente eles não voltam. Contudo, estamos falando de uma situação que pode ser crônica para a maioria das pessoas. Fatores hormonais e hereditários podem fazer com que novos vasinhos surjam ao longo da vida.
Os tratamentos são eficazes em eliminar aqueles vasinhos que já existem e não com relação à causa deles. Mesmo sendo crônico, é possível adotar o melhor tratamento junto com um cirurgião vascular para diminuir a sua ocorrência.
Todo o procedimento de escleroterapia é seguro?
O tratamento de escleroterapia, que é a secagem dos vasinhos, é um procedimento muito seguro de se fazer. Para isso é sempre bom pesquisar e buscar um médico que seja especialista, um angiologista especializado em afecções do sistema vascular. Cada sessão do tratamento dura normalmente entre 20 a 30 minutos. Como não precisa de anestesia, o tratamento geralmente é feito dentro de um ambulatório e na clínica.
Em nosso blog você encontra diversos outros textos sobre os tratamentos de vasinhos e varizes. Conte com a Duo Vascular quando os primeiros sintomas surgirem: nossos médicos especializados trazem a excelência no diagnóstico através de exames doppler vascular e os tratamentos mais modernos disponíveis no mercado. Entre em contato e agende a sua consulta!