Você conhece alguém que já fez alguma medicação na veia e ficou com vermelhidão, dor e calor no braço?
Sabe o que é isto?
Vamos falar um pouco de tromboflebite:
⁃ O que é T R O M B O F L E B I T E?
⁃ É a inflamação de alguma veia superficial, logo abaixo da pele, levando ao seu entupimento
⁃ Em quais locais do corpo pode aparecer?
⁃ O local mais comum é na perna, principalmente em alguma veia grossa, saltada e visível (varizes). Mas também pode ocorrer nas veias dos braços (após uso de alguma medicação ou relacionado com outras doenças)
⁃ Como eu sei que eu tenho?
⁃ É visível na pele uma vermelhidão em forma de cordão e dá pra sentir este “caminho” duro e doloroso quando aperta, como na foto acima.
⁃ Quais as causas disto?
⁃ Esta inflamação, normalmente, acontecem em varizes das pernas, mas pode se agravar e acometer até veias normais, como a veia safena e veias mais profundas. Nas veias dos braços é mais comum após o uso de alguma medicação (antibióticos, longos períodos de internação e vários acessos, antes de endoscopias – sedativos – e tomografias – contrastes, etc), mas quando não tem causa conhecida outras doenças precisam ser investigadas
⁃ Precisa de algum exame para confirmar?
⁃ Não, o diagnóstico é feito ao examinar o paciente. Porém é fundamental realizar um DOPPLER VENOSO das pernas para identificar o trajeto inteiro que foi afetado e avaliar se não existem complicações (como por exemplo trombose venosa profunda).
⁃ O que é o DOPPLER VENOSO?
⁃ Exame de ultrassom que avalia especificamente a circulação das pernas.
⁃ Esta doença é grave?
⁃ Depende: do local da tromboflebite, se houve complicações, se tem outras doenças relacionadas e, principalmente, a causa. Uma tromboflebite geralmente não é grave, mas pode ter complicações graves (trombose venosa profunda, embolia pulmonar, ulcerações da pele, etc). Este é o motivo de precisar procurar um médico para avaliação e diagnóstico correto
⁃ Tá, mas e o tratamento? Precisa de cirurgia? Internação?
⁃ Na grande maioria dos casos o tratamento é somente com remédios para tomar em casa mesmo. Seriam remédios para dor, diminuir a inflamação, compressas mornas no local e “pomadas”para ajudar a reduzir a vermelhidão e a parte endurecida. As cirurgias ficam mais para depois que o processo foi resolvido, aí pode-se pensar em retirar as varizes que causaram o problema. Nos braços é muito difícil precisar de cirurgias.