O QUE É?
A trombose é a formação de coágulos de sangue em veias de qualquer segmento do corpo, impedindo o fluxo normal do sangue de volta para o coração.
QUAL O MOTIVO DA FORMAÇÃO DESTES COÁGULOS?
A formação de coágulos é um processo limitado e normal do nosso corpo. Imagine que quando apresentamos um ferimento (corte, fratura, cirurgia, entre outros) o nosso corpo se encarrega de coagular a lesão, estancando o sangramento e impedindo que haja grandes perdas de sangue. Sendo assim, a formação de coágulos grandes o suficiente para impedir o fluxo do sangue em uma veia é uma resposta exagerada do nosso corpo a algum fator.
Entre os fatores que podem favorecer a formação destes coágulos temos:
– uso de medicações (anticoncepcionais ou hormônios)
– tabagismo
– obesidade
– varizes
– doenças cardíacas (infarto agudo e insuficiência cardíaca)
– tumores malignos
– história de trombose venosa prévia
– traumas
– cirurgias de médio e grande porte (em especial as cirurgias ortopédicas e estéticas – cirurgias plásticas)
– gestação (final da gravidez e o período logo após o parto – puerpério)
– imobilizações prolongadas
– alterações genéticas da coagulação
QUAIS OS LOCAIS QUE PODEM APRESENTAR TROMBOSE?
Qualquer local onde temos uma veia, ou seja, em qualquer parte do corpo. Sendo que o local mais comum são as pernas: 90% casos ocorrem nas pernas.
O QUE UMA PESSOA COM TROMBOSE SENTE?
O sintoma mais comum é o inchaço do segmento acometido, no caso mais frequente, inchaço de uma das pernas. Pode ocorrer nas duas pernas, porém é bem mais raro. Paciente também pode relatar dor na perna, aparecimento repentino de varizes, mudança da coloração da pele e aumento da temperatura da perna.
CASO EU APRESENTE ESTES SINTOMAS O QUE DEVO FAZER?
Sempre que houver inchaço súbito em uma perna (ou braço), associado ou não a dor e mudança de coloração da pele, deve-se procurar um médico com urgência, principalmente se um dos fatores acima estiverem presentes.
COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA?
Inicialmente o médico fará uma série de perguntas a respeito do quadro (quando começou, a localização, se você tem dor ou inchaço, entre outros), sobre algum fator/doença que aumentaria o risco de ter trombose e, por fim, faria um exame físico.
Caso o diagnóstico seja de trombose, irá pedir exames de sangue e ultrassom doppler venoso do segmento com queixa. O ultrassom doppler é um exame indolor, não requer o uso de contraste ou agulhas, fácil acesso/disponibilidade de aparelhos e apresenta alta taxa de sucesso no diagnóstico da trombose.
CONFIRMADO O DIAGNÓSTICO, O PACIENTE CORRE ALGUM RISCO?
A trombose na sua fase aguda, normalmente, não causa risco ao local acometido (perna, braço, entre outros), porém a maior preocupação é que o coágulo aumente ou se desprenda e siga até os pulmões. Este quadro é conhecido por EMBOLIA PULMONAR. Este sim é um quadro bem mais grave, necessitando cuidados intensivos (UTI) e podendo levar até a morte, mesmo com o tratamento adequado. Este é o motivo de tanta preocupação e atenção dos médicos frente a um caso de trombose venosa profunda.
Na sua fase crônica, 2-4 anos após os sintomas, o paciente pode apresentar manchas escuras na extremidade das pernas, varizes grossas, inchaço e até mesmo úlceras (feridas). Este quadro é devido a alterações definitivas e irreversíveis nas veias que apresentaram a trombose, principalmente veias mais calibrosas do joelho para cima.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
O tratamento mais comum é o uso de anticoagulantes, remédios que vão impedir a formação de novos coágulos e diminuir a chance de algum pedaço se desprender e ir para os pulmões. Estas medicações existem nas formas de injeções ou comprimidos. Antigamente o paciente ficava internado vários dias fazendo uso de injeções. Hoje em dia, o tratamento está sendo realizado cada vez mais em casa com o uso de comprimidos, com o mesmo efeito.
Existem outros tratamentos, como o uso de trombolíticos (injeções que dissolvem o trombo), entretanto estas medicações apresentam mais riscos e complicações, sendo sua indicação reservada a casos individualizados.
QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?
Depende muito da parte do corpo que foi acometida, variando entre 3-9 meses. Podendo se estender nos casos de recorrência da trombose.
QUANDO EU POSSO VOLTAR A TRABALHAR?
Depende dos sintomas e da limitação do próprio trabalho. Em geral, após sete dias o paciente consegue voltar ao trabalho, seguindo as orientações e cuidados do médico.
QUAL O MÉDICO ESPECIALISTA QUE TRATA ESTA DOENÇA?
O cirurgião vascular ou angiologista são os mais preparados e acostumados com esta patologia. Muitas vezes outros especialistas são necessários para acompanhar o caso em conjunto, a fim de tratar as doenças que podem ter sido a causa da trombose (doenças cardíacas, neurológicas, obesidade, alterações da coagulação, câncer, entre outras).
Quer saber mais sobre? Acompanhe nossas matérias.
www.duovascular.com.br