Quando um novo ano começa, é comum que as pessoas traçam suas novas metas para os meses que estão por vir. O cuidado com a saúde e o bem-estar estão na maioria desses planos, e a preocupação com a saúde vascular também deve ganhar espaço.
Se livrar das varizes é um desejo da maioria das pessoas que sofrem desta patologia, porém esse assunto ainda gera muitas dúvidas. A seguir, veja as respostas para as perguntas mais frequentes e prepare-se para cuidar de suas varizes em 2020:
Quais são os principais tratamentos para varizes?
O tratamento de varizes podem ser feitos através de cirurgia minimamente invasiva, como o laser ou radiofrequência, pequenas incisões, escleroterapia ou laser sob a pele, também conhecido como laser transdérmico.
Varizes nas pernas podem gerar trombose?
Sim. As varizes podem causar tromboflebite, ou seja, o entupimento da circulação causada por um coágulo de sangue. Essa obstrução no fluxo de sangue pode, eventualmente, complicar com progressão para as veias profundas, gerando a trombose venosa profunda.
O que fazer para evitar as varizes?
Com exceção do fator genético, outros cuidados relativos ao aparecimento de varizes podem ser tomados para evitar o seu aparecimento. Exemplos: combater a obesidade e o tabagismo, praticar atividades físicas regularmente e usar meias de compressão. Ao ficar muito tempo em pé, o ideal é exercitar a panturrilha para ajudar na circulação.
Após a cirurgia, as varizes podem voltar?
As varizes retiradas na cirurgia não voltam mais, porém outras varizes podem surgir com o tempo, devido aos fatores citados acima.
As varizes podem existir no paciente sem ser visualmente perceptíveis?
Varizes, por definição, são veias dilatadas, com mais de 3mm de diâmetro e insuficientes, sendo geralmente visíveis a olho nu. Algumas vezes podem se apresentar um pouco mais profundas, sendo facilmente identificadas pelo ultrassom com doppler.